Confira quais são as principais regras da primeira edição do torneio expandido e reformulado pela Fifa
Entre os dias 14 de junho e 13 de julho, os Estados Unidos serão palco do novo Mundial de Clubes da Fifa. A gestão do presidente Gianni Infantino criou um novo torneio para os principais clubes do mundo, cujo regulamento vai seguir o que era a Copa do Mundo de seleções.
A Trivela traz as regras do Mundial contendo critérios de classificação, desempate e caminho até a final.
Regulamento do novo Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes 2025 contará com 32 equipes, que foram divididas em oito grupos de quatro integrantes cada. Confira abaixo todas as chaves sorteadas pela Fifa.
Grupo A
- Al Ahly
- Inter Miami
- Palmeiras
- Porto
Grupo B
- Atlético de Madrid
- Botafogo
- PSG
- Seattle Sounders
Grupo C
- Auckland City
- Bayern de Munique
- Benfica
- Boca Juniors
Grupo D
- Chelsea
- Espérance
- Flamengo
- Los Angeles FC
Grupo E
- Internazionale
- Monterrey
- River Plate
- Urawa Red Diamonds
Grupo F
- Borussia Dortmund
- Fluminense
- Mamelodi Sundowns
- Ulsan HD
Grupo G
- Al-Ain
- Juventus
- Manchester City
- Wydad Casablanca
Grupo H
- Al-Hilal
- Pachuca
- Real Madrid
- Red Bull Salzburg
Para garantir vaga no mata-mata do novo Mundial de Clubes da Fifa, é preciso terminar a fase de grupos entre os dois mais bem colocados de sua chave. Assim como acontece na Copa do Mundo de seleções, são três jogos para cada clube na primeira fase.
No mata-mata, o modelo segue com duelos únicos nas oitavas, quartas, semis e final. Diferente do Mundial dos países, não há disputa pelo terceiro lugar.
Quais são os critérios de desempate?
O primeiro critério estipulado pela Fifa em caso de empate no número de pontos na fase de grupos do Mundial é o confronto direto entre as equipes — algo inédito em torneios organizados pela entidade máxima do futebol.
Se o confronto direto não houver vencedor, a Fifa avaliará o saldo de gols e, caso necessário, o número de tentos marcados. A partir das oitavas de final, caso haja empate nos 90 minutos, a decisão irá para a prorrogação e, se preciso for, penalidades máximas.
Cada participante do Mundial de Clubes deve apresentar uma lista com no mínimo 26 jogadores inscritos, sendo 35 o número máximo permitido pela Fifa. O elenco tem que conter três goleiros, obrigatoriamente. Por partida, os treinadores podem relacionar até 26 atletas — 11 titulares e 15 reservas.
Como o torneio é curto, a cada dois cartões amarelos acumulados, o jogador é suspenso por uma partida. A contagem só é zerada a partir das quartas de final.
Janela de transferências exclusiva para o Mundial
Para o novo Mundial de Clubes, a Fifa abriu uma janela de transferências exclusiva para os 32 participantes. Entre os dias 1 e 10 de junho, as equipes podem registrar novos reforços para a disputa da competição.
Com o Mundial em andamento, os clubes poderão substituir atletas entre 27 de junho e 3 de julho. Jogadores estão proibidos de jogar o torneio por dois ou mais times na mesma edição. Portanto, caso um destaque seja transferido durante a competição, ele não pode entrar em campo nos EUA com a nova camisa.