CBF parabeniza a Conmebol pelo aniversário de fundação

Fundada em 9 de julho de 1916, a Conmebol tem origem ligada ao Brasil e à primeira edição do Campeonato Sul-Americano; entidade é referência global e símbolo da história do futebol sul-americano

O dia 9 de julho marca a fundação da Conmebol, entidade continental mais antiga da FIFA. E essa história tem uma ligação intrínseca com o Brasil. O surgimento da Confederação Sul-Americana de Futebol foi motivado pela primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Futebol, realizado no Brasil, em 1916, competição que viria a se tornar a Copa América. A CBF deseja um novo ciclo de sucesso à Conmebol.

A história da Conmebol, presidida atualmente por Alejandro Domínguez, remete aos primórdios da popularização do futebol no Brasil, na América do Sul e no mundo. Sua fundação aconteceu em 1916, quando representantes do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai se reuniram em Buenos Aires para sacramentar a criação de uma entidade para institucionalizar o futebol na região e organizar futuras competições continentais. A primeira delas foi o Campeonato Sul-Americano de Futebol, realizado no Brasil, naquele ano.

O pioneirismo da Conmebol no cenário mundial do futebol é incontestável. Foi a única confederação continental presente na fundação da Copa do Mundo da FIFA, em 1930, no Uruguai. Hoje a entidade reúne dez países associados.

Além dos países fundadores, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela e Peru passaram a integrar seus quadros, considerados membros plenos e fundadores da Copa Libertadores da América e demais competições organizadas pela Conmebol.

Por temporada, reúne mais de 70 clubes sul-americanos em suas competições, e um número superior a 5 mil atletas federados nas disputas. Atualmente o Brasil é o país com mais títulos sul-americanos no geral.

Desde 2016, ano de seu centenário, a sede da Conmebol fica na cidade de Assunção, capital paraguaia, país do presidente Alejandro Domínguez.