O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou a presença de agentes de imigração no confronto entre Inter Miami e Al Ahly no próximo sábado
Inter Miami e Al Ahly se enfrentam no próximo sábado, às 21h, na abertura da Copa do Mundo de Clubes. A partida disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, terá agentes da imigração americana integrando as equipes de segurança. Com a recente ordem de proibição da entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos, ainda não se sabe qual será o modo de atuação dos federais.
— A CBP estará equipada e pronta para fornecer segurança para a primeira rodada de jogos – postou a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos nas redes sociais.
O ICE (Imigração e Alfândega dos EUA) e o CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA) são as maiores agências no combate à imigração ilegal e à entrada de pessoas que ofereçam risco ao país. As equipes são acionadas para a segurança de grandes eventos, mas não foi informado se verificarão documentos e prenderão os torcedores no jogo.
A nova ordem determinada pelo presidente Donald Trump entrou em vigor na última segunda-feira, cinco dias antes do início do campeonato intercontinental. Apesar de não se aplicar a atletas, delegações e familiares, torcedores estarão sob vigilância.
De acordo com dados de 2023 do Departamento do Censo dos Estados Unidos, 54,3% da população de Miami é composta por pessoas nascidas fora dos EUA.
Os países que entram na proibição de Donald Trump são: Afeganistão, Myanmar, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iémen.
Procurada, a Fifa não comentou, mas a própria Casa Branca deixou claro que haverá exceções para Copa do Mundo, Olimpíada e outros grandes eventos esportivos.