Mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro foi eleito neste domingo e afirma ser um novo tempo na CBF
Eleito o novo presidente da CBF, Samir Xaud discursou pela primeira vez como mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro. Logo após o anúncio do resultado do pleito, na manhã deste domingo, na sede da entidade, no Rio, ele apresentou os primeiros passos que pretende dar em sua gestão.
O primeiro tema abordado por ele foi sobre o calendário do futebol brasileiro, prometendo discussão para a disputa dos estaduais com 11 datas no máximo.
– Desde o primeiro dia de trabalho assumirei pessoalmente a liderança dos temas estruturantes do futebol. Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso dessa gestão implementar mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas – disse, e foi aplaudido pelos presentes no auditório.
Além disso, atacou em outro assunto amplamente debatido: o fair play financeiro.
– O fair play financeiro também será uma prioridade da nossa gestão. Considerando a complexidade do tema e as diferentes formas de regulação, a CBF irá promover um amplo debate com a participação ativa de clubes, federações e especialistas. Nossa ideia é que seja instituído imediatamente um grupo de trabalho sobre fair play financeiro no âmbito da CBF, com o objetivo de propor as diretrizes para uma regulação moderna e adequada à realidade do futebol brasileiro.
Xaud também agradeceu o apoio de 25 federações e dez clubes, inicialmente, que aceitaram o projeto proposto por ele para concorrer à presidência. Saudou também o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, que demonstrou interesse, mas não conseguiu concretizar a disputa no pleito.
O dirigente de Roraima foi confirmado no comando da confederação na manhã deste domingo e assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029. Foram 103 votos de um total de 141 possíveis – 26 federações e 20 clubes votaram nele.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/B/L/StD0iDQpujSQbGg7RwLA/samir-xaud-discurso.jpg)
Veja outras falas do discurso de Xaud:
Seleção masculina
– Queremos mais do que títulos: queremos que o povo brasileiro volte a se identificar com a Seleção Canarinho. A Seleção, suas camisas amarela e azul, são símbolos da nossa identidade nacional. Que na Copa do Mundo de 2026 estejamos todos juntos na torcida e unidos no amarelo, no azul, no verde e no branco, que são as cores que simbolizam e representam a nossa nação.
– Que o Cristo Redentor abençoe a chegada e o caminho do Mister Carlo Ancelotti, para que ele consiga, com nossos atletas, com a comissão técnica e com a energia do nosso povo, o tão sonhado hexacampeonato mundia
Agradecimentos e novo tempo na CBF
– Primeiramente gostaria de agradecer a todo apoio que tenho recebido nessas últiams semanas diante desse pleito eleitoral difícil, com muitos ataques a minha pessoa, mas recebi apoio de muitos aqui, família, amigos e presidentes de clubes. Estou aqui para dar o meu melhor.
– Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos os dispostos a contribuir para o desenvolvimento pleno do nosso esporte. Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol.
Nova liga
– Como dito ao longo da campanha, a criação da liga é outro compromisso desta presidência, que tomará todas as medidas para que esse tão importante projeto de desenvolvimento do futebol brasileiro saia efetivamente do papel. Por isso, digo aos clubes e aos representantes das ligas aqui presentes: as portas da CBF estão abertas desde já para uma discussão propositiva sobre a criação da liga.
Futebol feminino
– O futebol feminino também terá atenção prioritária. Vamos aumentar investimentos, ampliar e valorizar as competições. Tenho orgulho de ter na minha chapa a primeira mulher como vice-presidente da história da CBF. Juntos, faremos uma revolução no futebol feminino. A Copa do Mundo de 2027, aqui no Brasil, será um marco. Vamos aproveitar esse momento para alçar o futebol feminino ao lugar que ele merece: o de protagonista
Inclusão e diversidade
– Nosso compromisso também é com a inclusão e a diversidade. Fortaleceremos as ações de combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação. Retomaremos competições como a taça indígena e daremos protagonismo a projetos voltados à sustentabilidade, com práticas mais conscientes, redução de impacto ambiental e promoção da educação climática dentro e fora dos gramados.
Orgulho do Norte do país
– Gostaria de lembrar a todos que o Norte do país existe, embora alguns resistam a aceitar. Assumo este mandato com a alma profundamente ligada às raízes do nosso povo nortista — um povo forte, resiliente e profundamente orgulhoso de sua história, de sua terra e da riqueza da sua cultura.

– Essa nova CBF nasce com a alma do Norte — com os pés fincados na cultura macuxi, com o olhar voltado para o futuro e com o compromisso inegociável de honrar a identidade, os sonhos e o potencial imenso da nossa gente. Que a força do povo do Norte esteja comigo ao longo dessa caminhada! E que nunca me falte a memória daqueles que me confiaram esta missão