Centros de Desenvolvimento são elogiados pelo potencial de formar cidadãos

Estrutura de Palmas, no Tocantins, foi inaugurada nesta quinta-feira (3)

Após a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Tocantins nesta quinta-feira (3), as estruturas foram exaltadas por presidentes de federações estaduais e demais personalidades pelo potencial de formar cidadãos, não apenas desportistas.

O presidente da Federação Tocantinense de Futebol, Leomar Quintanilha, explicou que a entidade já traçou algumas estratégias para a utilização do local, com foco em maximizar as qualidades de um equipamento que ele classifica como “extraordinário”.

“Vamos procurar otimizar o espaço, oferecendo oportunidade a clubes e escolinhas que já existem na cidade, e começar a cadastrar os novos alunos nos projetos que pretendemos desenvolver aqui, que será para meninos e meninas. Vamos procurar dar oportunidade ao maior número possível de pessoas para aproveitar esse equipamento extraordinário que a CBF nos ofereceu”, afirmou.

Pentacampeão pela Seleção Brasileira em 2002, Edmilson frisou que o principal objetivo do centro de desenvolvimento é a formação de pessoas, para além do surgimento de “craques e grandes atletas”.

“Vai ser fantástico, o objetivo de um centro como esse é educar, antes do grande craque e atleta, valores que são importantes para construção como homens e mulheres. Isso aqui é um presente que o Tocantins ganha. Tem que ter uma união de pessoas, palestras, ensinamentos para que realmente a gente possa cuidar de uma maneira que as crianças merecem “, enalteceu.

Leomar Quintanilha destacou a importância do Centro de Desenvolvimento para o Tocantins e detalhou os planos da federaçãoCréditos: CBf

Vice-presidente da CBF, Gustavo Dias Henrique destacou a felicidade de participar do evento e reforçou que o CD era um sonho de todo o Tocantins.

“É uma felicidade muito grande, porque é um sonho do estado, da Federação do Tocantins e das crianças. A gente acredita que essa obra do legado da Copa de 2014 vai abrilhantar o futebol daqui. É um orgulho fazer essa entrega e estamos muito satisfeitos e felizes. Esperamos que deste lugar saia grandes jogadores e, principalmente, seres humanos habilitados e trabalhadores”, disse.

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, por sua vez, comentou que a abertura oficial do centro se deu após a iniciativa do presidente da CBF, Samir Xaud.

“Estou muito feliz. O presidente Leomar, o futebol de Tocantins e das federações mais humildes sendo rapidamente contemplado com esse centro. Mais de dez anos que essa iniciativa começou e a utilização só agora, graças a uma agilidade do presidente Samir, que fez funcionar e se empenhou para que isso acontecesse“, parabenizou.

Reinaldo Carneiro Bastos em entrevista à CBF TV, após a inauguração do Centro de Desenvolvimento do TocantinsCréditos: Lesley Ribeiro/CBF

Além do vídeo exibido do presidente da FIFA, Gianni Infantino, a entidade mundial teve Rafael Arias, chefe do escritório regional da FIFA para a América do Sul, como seu representante. Ele destacou a festa protagonizada pelas crianças no festival de futebol.

“É uma honra para mim participar desta inauguração. Ter este Centro de Desenvolvimento é uma conquista muito importante para a região. (Vemos) todas as crianças jogando bola e isso é muito satisfatório para nós que trabalhamos para o desenvolvimento do futebol”, agradeceu.

Para a realização da cerimônia, foi necessária a participação de instrutores voluntários, que coordenaram as atividades praticadas pelas crianças e cuja contribuição foi destacada pelo gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Ricardo Leão.

“Estamos muito felizes em ver toda a criançada, o corpo de professores e treinadores de projetos sociais, escolinhas e clubes parceiros da federação participando da atividade e demonstrando o impacto que esse CD poderá proporcionar a todo o futebol tocantinense. Vemos todo mundo aqui com muita sede de jogar futebol e de oportunidades e é isso que o Centro de Desenvolvimento vai proporcionar à sociedade”, vibrou.

Ricardo Leão destacou a participação dos instrutores voluntários para as inaugurações dos Centros de DesenvolvimentoCréditos: CBF

No sábado (5), a CBF irá encerrar esta primeira semana de inaugurações em Macapá, no Amapá.

Sobre os Centros de Desenvolvimento

O objetivo da FIFA, ao criar o Fundo de Legado da Copa de 2014 para a construção dos Centros de Desenvolvimento nos 15 estados que não receberam jogos do Mundial, é possibilitar o crescimento do futebol nessas localidades. Por meio de cursos de capacitação, treinamentos de arbitragem e fomento às categorias de base, os centros têm condições de gerar impacto esportivo, social e econômico.

Cada CD dispõe das mesmas instalações: campo de gramado sintético de medidas oficiais (105 x 68m), dois vestiários para equipes, dois vestiários para arbitragem, sala médica e de antidoping, área administrativa, arquibancadas, estacionamento, entre outros equipamentos.