Fifa apresenta o gramado que será usado em todas as sedes da Copa do Mundo de 2026

Estádio MetLife, de Nova Jersey, recebe já para a Copa do Mundo de Clubes o gramado que depois será colocado para o torneio de seleções no ano que vem

A Fifa apresentou nesta quarta-feira, no Estádio MetLife, de Nova Jersey, o gramado desenvolvido para a Copa do Mundo 2026Esse gramado será implementado em todas as 16 sedes, inclusive as fora dos Estados Unidos (haverá jogos no México e no Canadá).

— É uma grande forma de estarmos nos estádios que serão utilizados no ano que vem, entender como vai funcionar. Esse é o primeiro uso desse estádio para um torneio. Estamos tentando todos alcançar o mesmo objetivo — comentou Blair Christensen, responsável pelo gramado do Estádio MetLife.

Metade dos estádios da Copa do Mundo de 2026 precisariam trocar de gramado, do artificial para o natural. Para ajudar nisso, a Fifa fechou parceria com a Universidade do Tennessee.

A pesquisa, em colaboração com a Universidade Estadual do Michigan, começou em outubro de 2021. O objetivo é que todas as 16 sedes tenham o mesmo campo.

O Estádio MetLife será palco de nove jogos da Copa do Mundo de Clubes deste ano. O primeiro deles será a estreia do Palmeiras no torneio, contra o Porto, no próximo domingo. No ano que vem, na competição de seleções, serão oito jogos, incluindo a final.

Detalhe do gramado do Estádio MetLife, palco da final da Copa do Mundo de 2026 — Foto: Luiz Carlos Novaes

Todos os estádios da Copa do Mundo de Clubes 2025 terão gramado natural, com dimensão de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

Vários estádios da Copa do Mundo de Clubes, aliás, forão disponibilizados em cima da hora para a Fifa.

O MetLife ainda precisará passar por leves reformas no próximo ano, visando a Copa do Mundo de seleções, por causa de pontos cegos em alguns assentos do estádio, principalmente nas áreas de cobrança de escanteio. Ele foi projetado originalmente para abrigar jogos de futebol americano e eventos de entretenimento, e as dimensões do campo de futebol proporcionam esse desafio estrutural à Fifa.

O gramado padrão para a Copa do Mundo de 2026 será retirado do Estádio Met Life após o encerramento da Copa de Clubes, e recolocado no ano que vem. A final está marcada para o dia 13 de julho.